quinta-feira, abril 05, 2007

Páscoa

História da Páscoa




A Páscoa é uma data comemorativa de grande importância para as culturas ocidentais. A origem mais remota do termo Páscoa vem dos hebreus, Pesach, que significa passagem. Entre as civilizações antigas, a Páscoa era uma festa de passagem para celebrar o fim do inverno e o início da primavera, pois o fim do rigoroso inverno que castigava a Europa representava maiores chances de sobrevivência com a produção de alimentos. A festa era geralmente realizada na primeira lua cheia da época das flores, no mês de março.



Religiões:
A Páscoa tem significados diferentes para os judeus e para os cristãos. A Páscoa judaica celebra o êxodo deste povo do Egipto, que foram aprisionados como escravos pelo faraó Ramsés II, por volta de 1250 a. C. A data comemora, então, a liberdade, quando liderados por Moisés, os judeus conseguiram fugir da subjugação do faraó.
Para os cristãos a Páscoa representa a ressurreição de Cristo, quando, após sua morte, sua alma voltou a se unir a seu corpo. A festa é realizada no primeiro domingo depois da lua cheia que ocorre no dia, ou depois de 21 de março (data do equinócio), por isso a Páscoa ocorre em datas diferentes consoante o ano.




Coelho

O animal representa a fertilidade, já que a cada ninhada nascem muitos coelhos. Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova, a renovação, reprodução e fertilidade.

A tradição do coelho foi trazida às Américas pelos imigrantes alemães entre o final do século XVII e início do XVIII. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.



Desejo então uma feliz Páscoa, com muita saúde e alegrias, para todos os meus amigos, clientes e visitantes do meu site.

Etiquetas: ,

3 Comments:

At 2:51 da tarde, Blogger Liliana said...

Olá amiguita tudo bem? o colar azul e verde está muito giro. Olha desejo te um Páscoa Feliz. Beijocas grandes.

 
At 3:30 da manhã, Blogger Arte da Luluzinha said...

A vc também uma feliz páscoa repleta de bons momentos.
Beijinhos

 
At 11:10 da tarde, Blogger Cousas Giras said...

Uma Páscoa Feliz para ti! Beijinho
Paula

 

Enviar um comentário

<< Home

Cell Phones